quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

GESTÃO AMBIENTAL DA FAFIRE VISITA A CACHAÇARIA SANHAÇU


Os alunos da Pós-graduação em Gestão Ambiental da Faculdade Frassinete do Recife - FAFIRE tiveram a oportunidade de conhecer, no dia 30 de novembro de 2013, uma empresa pernambucana que adota o sistema orgânico de produção agropecuária. Trata-se da Sanhaçu Cachaça Orgânica, localizada no Sitio Valado, município de Chã Grande, estado de Pernambuco.

A atividade fez parte do programa da disciplina Política e Legislação Ambiental, ministrada por Zeildo Mendes. Teve como objetivo aliar o conhecimento teórico à visão de um caso concreto, com todas as peculiaridades existentes no ambiente real.

A visita foi guiada pela sócia da empresa, a turismóloga e especialista em gestão ambiental Elk Barreto, que, durante duas horas, apresentou em detalhes a Sanhaçu e respondeu a inúmeros questionamentos dos estudantes.

Na ocasião, foi possível analisar os diversos aspectos previstos no conceito legal de sistema orgânico de produção agropecuária, de acordo com a Lei nº 10.831, de 2003, que dispõe sobre agricultura orgânica. Eis o conceito:

"Considera-se sistema orgânico de produção agropecuária todo aquele em que se adotam técnicas específicas, mediante a otimização do uso dos recursos naturais e socioeconômicos disponíveis e o respeito à integridade cultural das comunidades rurais, tendo por objetivo a sustentabilidade econômica e ecológica, a maximização dos benefícios sociais, a minimização da dependência de energia não-renovável, empregando, sempre que possível, métodos culturais, biológicos e mecânicos, em contraposição ao uso de materiais sintéticos, a eliminação do uso de organismos geneticamente modificados e radiações ionizantes, em qualquer fase do processo de produção, processamento, armazenamento, distribuição e comercialização, e a proteção do meio ambiente."

Foi uma agradável visita, que permitiu a todos conhecer o processo de fabricação da cachaça e demais produtos, além das questões inerentes à disciplina. A anfitriã também discorreu sobre as peculiaridades da certificação orgânica e os procedimentos de auditoria a que são submetidos periodicamente, os quais exigem rígidos controles de qualidade. Ao final, todos tiveram a oportunidade de usufruir dos sabores e aromas dos produtos Sanhaçu, frutos do trabalho dedicado dos integrantes daquela empresa familiar. Não faltaram elogios por parte dos visitantes. O relato de uma das equipes, que transcrevemos a seguir, sintetiza o sentimento de todos:

"É possível perceber claramente a preservação ambiental como marca dessa empresa, que, por ideologia de seus proprietários, reúne desenvolvimento econômico, social e ambiental. Assim, consegue transformar uma região, quase sempre considerada inóspita, em uma área produtiva, respeitando o meio ambiente e a saúde de seus consumidores e trabalhadores."

A Sanhaçu fabrica algumas variedades de cachaça, licores, mel de engenho (melado), rapaduras, açúcar mascavo, entre outros. Todos os produtos são disponibilizados para venda no local, onde se prima pelo cuidado com o meio ambiente.

2 comentários:

  1. Show de empreendimento, show de cidadania, show de sustentabilidade, show de aula, obrigada Prof. Zeildo Mendes por nos proporcionar esta experiência.

    ResponderExcluir
  2. Todo o mérito é dos anfitriões, que nos permitem conhecê-los, por meio de explanação de alto nível, e de todos vocês que tiveram a sensibilidade de reconhecer essa qualidade, absorvendo as diversas informações.

    ResponderExcluir