domingo, 2 de junho de 2013

RECRIANDO A BICICLETA

Por Zeildo Mendes
O tema da mobilidade urbana está presente em todos os meios de comunicação. É um assunto de grande interesse para os grandes centros e que também já começa a preocupar as pequenas cidades. A fragilidade das políticas de transportes públicos e outras escolhas equivocadas em nosso processo de desenvolvimento conduziram o país ao caos nos sistemas de transportes. Tudo isso tem levado a população a buscar alternativas.

Quem quando criança não ficou fascinado com uma bicicleta? Hoje, esse fascínio adquire outros contornos. Começamos a despertar para a necessidade de utilização de meios de transportes pouco poluentes, que não prejudiquem a saúde das pessoas e que ofereçam um baixo custo. A bicicleta é essa alternativa. Apesar disso, a maioria das cidades ainda carece de condições adequadas para o deslocamento seguro dos ciclistas. Ao lado de um sistema de transporte público que ofereça um mínimo de eficiência e conforto, o incentivo ao ciclismo só trará vantagens para a população como um todo, além de ser uma prática saudável para o corpo e para a mente.

Na cidade do Recife, começam a sair do papel alguns projetos que favorecem ao ciclismo como alternativa de transporte, lazer e esporte. O poder público e a iniciativa privada vêm implantando projetos como a criação de ciclovias e ciclofaixas, sistemas de aluguel de bicicletas etc. Ademais, diversos grupos da cidade já utilizam o ciclismo para variadas finalidades: cultura, lazer, turismo, aventuras, esportes, reunião de amigos, enfim, basta conhecê-los melhor para compreender os benefícios que essa atividade proporciona.

Para alguns, o período chuvoso pode atrapalhar, mas para outros pode ser um ingrediente a mais na aventura sobre a “magrela”. De qualquer forma, é interessante sair de casa informado acerca das condições do tempo. Assim, disponibilizamos abaixo e na coluna lateral os links de alguns grupos de ciclismo do Grande Recife e de previsões climáticas . Boa pedalada!

CICLISMO













PREVISÃO DO TEMPO





Nenhum comentário:

Postar um comentário