sexta-feira, 19 de abril de 2013

CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEIO AMBIENTE (Pernambuco)



Por Zeildo Mendes
Recentemente divulgamos aqui os programas de doutorado e mestrado recomendados pela CAPES. Diversas pessoas têm buscado essas mesmas informações sobre os cursos de pós-graduação em nível de especialização na área ambiental. Ocorre que as pós-graduações lato sensu não são controladas pela CAPES. Portanto, não é possível fazer uma lista tal qual àquela já publicada para os cursos stricto sensu. Na verdade, não há um controle de qualidade nas especializações por nenhum órgão governamental. Como existem cursos bons e outros não tão bons, cabe ao interessado buscar maiores informações acerca desses programas para não acabar fazendo uma infeliz escolha.

Aspectos como tradição no ensino superior, preços elevados, grande presença na mídia, não são indicativos suficientes de um bom curso. O primeiro passo para uma boa escolha é analisar os programas do curso e, se possível, o currículo dos professores ministrantes. Uma visita prévia a algumas instituições e até uma boa conversa com os atuais alunos, e mesmo com alguns professores, certamente norteará bem a sua opção. As boas instituições terão todo o interesse em abrir esses canais aos seus futuros clientes.

As especializações na área ambiental adotam as mais diversas denominações, embora apresentem propostas muito próximas. São comuns as denominações "Pós-Graduação em Gestão Ambiental", "Pós-Graduação em Educação Ambiental", "Pós-Graduação em Ciências Ambientais", "Pós-Graduação em Meio Ambiente", "Pós-Graduação em Sustentabilidade", "Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável" etc. O nome pouco importa. O ideal é conhecer previamente as disciplinas que são oferecidas em cada curso e os seus respectivos programas.

É verdade que os estudos ambientais são multidisciplinares, portanto esses cursos, em geral, admitem graduados de todas as áreas. Outros são específicos de determinadas formações, como a "Pós-Graduação em Direito Ambiental", afeta às ciências jurídicas, e "Pós-Graduação em Engenharia Ambiental", voltada para a área de Engenharia e ciências afins.

Sem dúvida, a verdadeira qualidade do curso será proporcionada, em grande parte, pelo esforço de cada estudante. A melhor estrutura física, os mais capacitados professores, um amplo acervo de livros não serão capazes de garantir uma boa formação se não houver a busca do conhecimento por parte do aluno.

A seguir apresentamos os links de alguns cursos disponíveis no estado de Pernambuco. São instituições conhecidas, mas a qualidade deve ser avaliada pelo interessado.



*Outras instituições não incluídas na relação podem enviar o link nos comentários que terão seu curso na área ambiental igualmente divulgado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário