terça-feira, 20 de dezembro de 2011

REFLEXÃO E PAUSA DE FIM DE ANO


Por Zeildo Mendes

Desde a criação deste blog, em início de outubro de 2011, uma curiosidade chama a atenção: em cerca de mil visitas, muitas foram originadas de países como EUA, Alemanha, Rússia, Israel, Reino Unido, Polônia, França e Portugal, além de Brasil, é claro. Isso demonstra como o mundo está conectado em torno das questões ambientais. Este fato também constitui uma grande responsabilidade para quem maneja com esta ferramenta extraordinária que é a internet.
Desde já, agradeço humildemente pelas visitas, que me estimulam a melhorar cada vez mais este espaço, à medida que convido os interessados a compartilharem também suas ideias através dos comentários.
Focoambiental.net, além de um meio de fomento às discussões sobre temas ambientais e sociais, tem se apresentado como um interessante instrumento didático para nossas aulas de legislação ambiental e economia ambiental, vez que reúne muitas notícias, vídeos, legislações e links de entidades ligadas ao meio ambiente.
Vejo com entusiasmo o crescente interesse oriundo de todas as áreas pelas questões ambientais. Porém alguns fatos que considero inaceitáveis nos nossos dias me despertam preocupação por serem um atraso no caminho da sustentabilidade. Refiro-me a eventos como o vazamento de óleo na Bacia de Campos (Brasil), os retrocessos no projeto do novo Código Ambiental Brasileiro e a inexplicável e injustificável saída do Canadá do Protocolo de Quioto.
Torço para que no ano de 2012 os avanços sejam bem maiores e para que não haja retrocessos. Mas para isso ocorrer cada um tem que fazer a sua parte, seja em que âmbito for, pois temos o direito a um meio ambiente equilibrado, mas cabe a toda a coletividade o dever de cuidado em prol da perenidade da vida no Planeta.
Farei uma breve pausa nas postagens do blog para aproveitar este belo momento que envolve as festividades de fim de ano. Um momento em que se aguça a sensibilidade, se aflora a fraternidade e se explicitam as belezas. Precisamos apenas repensar nos meios para que tudo isso se perpetue, sem grandes impactos ao nosso entorno vital.
Desejo a todos muitas felicidades no Natal e no Ano Novo, com uma crescente consciência ambiental!

Um comentário:

  1. Outra preocupação é a possível construção de plataforma de petróleo no arquipélago de Abrolhos Bahia. Ambiente de reprodução das baleias jubarte e de grande biodiversidade, considerada uma das maiores do atlântico sul.

    ResponderExcluir