sábado, 8 de outubro de 2011

Pós-graduandos de Serra Talhada têm aula em Suape


Por Zeildo Mendes

Hoje tive a satisfação de acompanhar a turma de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Faculdade de Serra Talhada (AESET/FAFOPST) por ocasião de uma aula de campo sobre impactos ambientais, ministrada pelo Prof. Múcio Banja. Também estavam presentes, além dos 19 alunos, Andrea Karla e Deyse Mendes, ambas professoras do curso.

Após 5 horas de uma longa e cansativa viagem de Serra Talhada a Recife, os pós-graduandos da cidade sertaneja tiveram a oportunidade de conhecer a Bacia do Pina, em Recife-PE, e o Complexo Industrial Portuário de Suape, em Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho-PE, através de uma agradável viagem de catamarã.

Na visita a Suape, os alunos ouviram a detalhada explanação feita por Múcio Banja sobre as questões ambientais locais e os impactos decorrentes do processo de implantação daquele Complexo.

Também tive a oportunidade de retomar, em um ambiente real, os temas jurídico-ambientais abordados quando ministrei a disciplina Legislação Ambiental naquele curso.


Durante todo o trajeto os alunos demonstraram bastante atenção, fazendo oportunos e interessantes questionamentos e observações.

Foi com satisfação que participei desse evento com visão multidisciplinar. O local escolhido é um dos maiores empreendimentos do país, capaz de gerar os mais diversos efeitos, para a economia, sociedade e entorno vital. Em Suape tudo ocorre em grande escala, inclusive os impactos ambientais. Melhor ainda foi estar com um público oriundo de uma região longínqua do nosso estado, que superou as barreiras da distância e da fadiga para ampliar seus horizontes de conhecimento.


Turma de Pós-Graduação em Ciências Ambientais
Impactos Ambientais - Aula de Campo em Suape

Aula no Catamarã em Suape

Explanação de Múcio Banja

Explanação de Zeildo Mendes

O serviço de dragagem no canal do porto. 
Um dos maiores "vilões" do meio ambiente

Terminal de Conteiners

Terminal de Conteiners

Construção de uma plataforma de petróleo no Estaleiro Atlântico Sul em Suape

Navio Inaugurado por Lula

Vista do Guindaste Principal do Estaleiro



2 comentários:

  1. Oportunidade única que despertou inúmeras ideias sobre o assunto, nos adicionou vários conhecimentos além de pormos em prática nossos conhecimentos teóricos adquirido em sala de aula.

    ResponderExcluir